Como antecipar recebíveis

Na busca por mais desenvolvimento e competitividade no mercado, ou mesmo para sanar despesas mais urgentes, muitas empresas recorrem aos empréstimos bancários para a obtenção de capital imediato. No entanto, os empréstimos não são a única maneira de se obter créditos. Para quem busca crédito de forma rápida e desburocratizada, a antecipação de recebíveis é também uma excelente opção.

Abordaremos, neste texto, as principais diferenças entre os empréstimos convencionais e a antecipação de recebíveis. Confira!

Empréstimos

Os empréstimos consistem basicamente numa modalidade de crédito em que um banco ou outra instituição financeira empresta dinheiro a uma pessoa física ou jurídica mediante a promessa de retorno destes valores, acrescidos de juros, em um prazo determinado.

Existem diversas instituições financeiras que realizam empréstimos, cujos valores, taxas de juros, carência e número de parcelas variam bastante.

A aprovação de um empréstimo, geralmente, envolve a necessidade da apresentação de uma série de documentos e de uma análise minuciosa da saúde financeira do solicitante, o que muitas vezes acaba por tornar o processo lento e até mesmo inviável. Quanto maior o risco envolvido na operação, maiores os juros.

Ao pegar um empréstimo a pessoa/empresa assume uma dívida junto à instituição financeira, cuja inadimplência pode resultar em uma série de complicações judiciais, como por exemplo a negativação do nome e a penhora de bens e imóveis.

Antecipação de recebíveis

Uma primeira diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis é que esta pode ser praticada por instituições mercantis, e aquele só por instituições financeiras cadastradas no Banco Central.

A antecipação de recebíveis, também chamada de factoring ou antecipação de créditos, como seu próprio nome diz, antecipa à empresa solicitante os valores que ela tem a receber de seus clientes.

Na antecipação de recebíveis, a instituição de fomento mercantil “compra” a titularidade do crédito da empresa solicitante, passa a ser a credora dos valores das notas fiscais, faturas, duplicatas alvo da negociação, que serão pagas futuramente pelos clientes das empresas.

Ao comprar o crédito, a instituição de fomento mercantil entrega imediatamente à empresa contratante do serviço o valor constante do documento fiscal, mediante um contrato e sob determinada taxa de juros, e em contrapartida fica responsável pela cobrança e recebimento do valor total do crédito futuro junto aos terceiros devedores da empresa.

A antecipação de recebíveis, em geral, apresenta taxas de juros inferiores às praticadas nos empréstimos junto aos bancos e demais instituições financeiras, e a liberação dos valores tende a ser mais ágil e rápida.

Isso, no entanto, varia de acordo com o histórico de cada empresa e de demais fatores circunstanciais específicos de cada operação.

Ao firmar um contrato de antecipação de recebíveis, a empresa consegue planejar de forma mais clara e transparente o seu orçamento, já que trabalha apenas com as suas próprias receitas, ou seja, ganha a liberdade de remanejar as suas entradas financeiras de acordo com a sua necessidade imediata.

Desta forma, minora-se o risco e a probabilidade de problemas de negativação de nome ou similares.

Como a antecipação de créditos, o ônus da cobrança dos valores a serem pagos pelos clientes da empresa fica a cargo da entidade mercantil que adquiriu os direitos creditícios, desonerando o empreendedor desta tarefa e fornecendo-o mais tempo para se dedicar a outras tarefas de seu negócio.

Essa liberdade e agilidade são especialmente importantes para as pequenas e médias empresas, que muitas vezes são as que mais sofrem com a dificuldade, burocracia e altas taxas dos empréstimos convencionais.

Conheça a Exten

Se você ficou interessado nas vantagens e benefícios da antecipação de recebíveis, você não pode ficar sem conhecer a Exten, uma plataforma digital que oferece antecipação de crédito de forma rápida, segura e totalmente on-line.

O cadastro na plataforma Exten é totalmente gratuito, e em minutos você fica sabendo sobre a aprovação de suas notas e respectivos valores. Concordando com a proposta, basta assinar digitalmente a proposta e o dinheiro vai imediatamente para a sua conta.

Conheça as Histórias Reais Exten, e descubra como esta plataforma tem ajudado a construir uma nova realidade para médios, pequenos e microempresários.

Entre em contato com a Exten pelo e-mail meajuda@exten.com.br, pelo telefone (11) 5054-4949 ou por meio do chat.