Administrar uma empresa demanda visão estratégica e conhecimento de tudo o que se passa dentro do negócio. Mas controlar o fluxo financeiro, emitir documentos fiscais, controlar vendas e estoques e ainda realizar tantas outras tarefas simultâneas não é incumbência das mais fáceis. Há, no entanto, softwares que auxiliam administradores e empreendedores a cumprirem essas tarefas de forma muito mais fácil. São os ERP – Enterprise Resource Planning, Planejamento de Recursos da Empresa, em português.

O que são ERPs?

ERPs são sistemas eletrônicos integrados de gestão empresarial que, basicamente, centralizam as informações administrativas e operacionais em uma única plataforma. Operações financeiras, controle de estoque e de vendas, pagamentos a fornecedores e outras tarefas podem agora ser gerenciadas com apenas um clique.

Ao automatizar processos e digitalizar procedimentos, pode-se também visualizar em tempo real, em qualquer canto do mundo, tudo o que se passa dentro da empresa. Nada de livros e documentos contábeis físicos ou mesmo planilhas não integradas umas às outras. ERPs, portanto, entregam a informação correta à pessoa correta, no tempo necessário.

Isso é possível graças à integração feita pelo ERP entre os diversos setores da empresa, cruzando dados e emitindo relatórios gerenciais mais completos e em tempo real. Estes relatórios, por sua vez, municiam os administradores para tomadas de decisão mais corretas e assertivas, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Alguns ERPs também permitem uma espécie de customização do sistema de gestão, que ocorre por meio da instalação de aplicativos. Para ilustrar, é como se o ERP funcionasse como um smartphone, que recebe os apps que nele são instalados. Ou seja, instala-se um app dentro do próprio ERP, agregando assim novas funções ao sistema de acordo com as necessidades de cada organização. Aplicativos de emissão de boletos, de envio mensagens automáticas para clientes, e inclusive aplicativos que permitem a antecipação de recebíveis são alguns dos exemplos.

Mas e a segurança dos dados empresariais?

Um dos pontos nevrálgicos de qualquer negócio é a segurança de suas informações estratégicas. Manter dados empresariais seguros é mais do que um simples cuidado a ser tomado, mas uma real necessidade de sobrevivência.

Dessa forma, é natural que muitos empresários tenham receio de adotar um sistema ERP, justamente por temerem a alienação de seus dados.

Portanto, é imprescindível adquirir um ERP confiável, com processos de segurança amplamente testados e utilizados por outras instituições que também trabalham com dados sensíveis. Deve-se procurar, assim, um ERP de renome no mercado, testado e aprovado por inúmeras empresas e organizações.

O VHSYS

O VHSYS é um sistema online de gestão empresarial, um ERP completo que possibilita a empreendedores e administradores o controle financeiro, de vendas, de estoque, emissão de Notas Fiscais e relatórios de forma totalmente integrada. Ao adotá-lo é possível dinamizar não apenas os procedimentos internos, mas também a relação com os clientes, favorecendo uma melhora na qualidade dos serviços prestados.

É também notória a qualidade dos relatórios disponibilizados pela plataforma, melhorando o nível de informação oferecida aos envolvidos e a consequente tomada de decisões mais fundamentadas.

Além do mais, o VHSYS também adota procedimentos de segurança tais quais os dos bancos. Isso garante segurança aos dados empresariais armazenados dentro da plataforma, protegendo-os contra o acesso por pessoas não autorizadas.

O VHSYS, além de suas potencialidades próprias, é também um ERP que permite a integração com apps parceiros. Um exemplo é o aplicativo Receba Já, integrado com a Exten, que pode baixado e instalado dentro da própria plataforma. Por meio deste app, o administrador pode visualizar e antecipar os recebíveis que considere necessários. Basta selecionar as Notas Fiscais, boletos, carnês ou duplicatas que se quer antecipar e pronto! A solicitação é analisada pela Exten e, assim que aprovada, o dinheiro vai direto para a conta da empresa. Tudo de forma rápida e fácil, dentro do próprio ambiente do ERP!

Adquirindo um bom ERP

Como vimos, portanto, um bom ERP deve ser seguro e oferecer aos empreendedores e administradores uma visão total do negócio. Ele deve oferecer uma interface intuitiva e amigável, que gere relatórios amplos e completos e que facilitem a tomada das melhores decisões operacionais e estratégicas, independentemente do tamanho ou faturamento da empresa.

Otimizar o tempo, facilitar a emissão de documentos fiscais e contábeis, tornar o atendimento aos clientes mais rápido e eficiente e ainda permitir a interoperabilidade com outras plataformas, enfim, é isso que se espera de um ERP, e é isso que o VHSYS oferece.

Para saber mais sobre o VHSYS, clique aqui.