Desde novembro de 2018, boletos de qualquer valor, mesmo vencidos, podem ser pagos em quaisquer agências bancárias, independentemente da instituição financeira que os tenha emitido. Tal possibilidade é resultado da etapa final de implementação da Nova Plataforma de Boletos, sistema de iniciativa dos bancos e demais entidades do setor.

Anteriormente à implementação da plataforma, boletos vencidos só poderiam ser pagos nos próprios bancos emissores. Ou seja, se um boleto emitido pelo banco X vencesse, ele somente poderia ser pago no próprio banco X. Agora, um boleto vencido emitido por um banco X pode ser pago em qualquer instituição da rede bancária.

Etapas da Nova Plataforma de Boletos

O projeto da Nova Plataforma começou há aproximadamente 5 anos e, foi dividido em fases. A primeira instaurou a obrigatoriedade do registro de todos os boletos emitido pela rede bancária. Dados como nome, CPF ou CNPJ do emissor, valor do boleto, data de vencimento, e também os dados do pagador passaram a ter registro obrigatório.

A exigência, fruto de normativa do Banco Central, foi pensada com o intuito de reduzir fraudes. Boletos que não estejam devidamente registrados no sistema, ou cujo dados estejam incompatíveis, serão automaticamente refutados pelos bancos. Além de se evitar fraudes, o sistema também consegue detectar boletos em duplicidade, o que evita, por exemplo, que uma mesma conta seja paga duas vezes.

Concluída a fase de registro dos boletos, teve início a etapa de “portabilidade” dos boletos vencidos. Inicialmente, a partir julho de 2017, apenas boletos de alto valor, acima de R$ 50 mil, é que estavam liberados para serem pagos em qualquer banco, independentemente do vencimento.

Na sequência, foi a vez dos boletos acima de R$ 100,00. Depois, na última fase, em novembro de 2018, foi chegada a vez dos boletos de qualquer valor. Foi também nesta última etapa que os boletos de cartão de crédito e de doação foram incorporados ao sistema.

Juntos, eles representam cerca de 40% de todos os títulos emitidos no país. Daí o motivo de eles terem sido os últimos a permitirem o pagamento depois do vencimento em qualquer agência bancária.

Portanto, atualmente, quaisquer boletos registrados, mesmo quando vencidos, podem ser pagos em quaisquer instituições bancárias, independentemente de ter sido ela a instituição que emitiu o boleto. É mais segurança, comodidade e praticidade tanto para os usuários quanto para os próprios bancos.