Todo mundo que possui um negócio sabe como é difícil manter-se firme num mercado cada vez mais competitivo. Entender a dinâmica dos negócios, reunir uma equipe coesa e com excelente capacidade administrativa e de gestão, bem como obter créditos financeiros na hora certa e com as melhores taxas são coisas indispensáveis. Isso é importante não apenas para a empresa manter-se no páreo, mas para que ela cresça e prospere.

E quando o assunto é a oferta de crédito, existem no mercado diversas opções, com diferentes taxas, condições, prazos e muitas outras peculiaridades. E dentro deste imenso universo, uma das possibilidades e que ainda é pouco explorada, principalmente pelos pequenos e médios empreendimentos, é a antecipação de recebíveis.

Mas antes, o que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis, como seu próprio nome diz, ocorre quando alguém antecipa o recebimento de um valor que só entraria em caixa em um momento futuro. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo.

Pense que você possui uma borracharia que presta serviços para a frota de algumas empresas. Toda vez que algum veículo precisa de reparo, você emite notas fiscais de serviço e de venda. Essas notas, geralmente, possuem data de vencimento mínimo de 30 dias, mas algumas possuem prazo de 60 dias. Ou seja, você presta o serviço hoje, mas só recebe no futuro, daqui um ou dois meses.

O problema é que o seu estoque de pneus aro 14 está baixo, perto do limite mínimo seguro. Obviamente, é preciso reabastece-lo, é necessário adquirir novos pneus. No entanto, infelizmente, não há dinheiro em caixa para tanto. E aí, o que fazer?

Uma alternativa seria recorrer aos tradicionais empréstimos junto aos bancos e demais financeiras. Essa alternativa, no entanto, pode muitas vezes apresentar elevadas taxas e condições nem sempre muito amigáveis. A outra alternativa seria buscar a antecipação de seus recebíveis, daquelas notas fiscais que você acabou de emitir, mas cuja data de vencimento é para daqui 30 ou 60 dias.  

Com esses documentos, esses títulos de crédito em mãos, basta procurar uma factoring, uma sociedade mercantil especializada na antecipação de recebíveis. Essa factoring realizará a “compra” dessas notas fiscais com data de vencimento futuro e, em contrapartida, entregará na hora o dinheiro necessário, mediante a retenção de parte do valor a título de juros.

Assim, ao invés de você aguardar, por exemplo, 60 dias para obter o dinheiro referente a vendas realizadas hoje, é possível obter quase que imediatamente parte desses valores.

7 principais vantagens da antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma excelente alternativa para quem busca liquidez e precisa de crédito de forma rápida e fácil. Os benefícios da antecipação de recebíveis são muitos e, dentre os principais podemos citar:

1 – Melhorar o fluxo de caixa

Com a antecipação de recebíveis é possível obter de forma quase que instantânea os recursos necessários para fazer frente a despesas inesperadas. Assim, o empreendedor tem muito mais autonomia financeira, podendo “jogar” de acordo com as suas necessidades.

2 – Fugir dos empréstimos bancários

Nada pior do que ficar refém de empréstimos com elevadas taxas de juros e cláusulas e condições capazes de tirar o sono de qualquer um. Com a antecipação de recebíveis, não existe a possibilidade de não quitar o empréstimo, já que a retenção da taxa já ocorreu no momento da antecipação.

3 – Rapidez e menos burocracia

A antecipação de recebíveis é rápida e fácil. Basta fazer um cadastro junto à factoring, enviar as notas fiscais, duplicatas ou demais títulos de crédito para análise, receber uma proposta e pronto! Se as condições propostas forem por você aceitas, o dinheiro cai imediatamente em sua conta. Empresas como a Exten, possuem um serviço extremamente ágil e ainda oferecem a possibilidade de simular as condições da antecipação sem custo algum, totalmente online. Se você quer simular as taxas e condições, clique aqui.

4 – Trabalhar com o seu próprio dinheiro e evitar o nome sujo

Na antecipação de recebíveis você trabalha com os seus próprios recursos. Não há empréstimos, mas somente a antecipação de valores que já são seus. Assim, não há que se falar em dívidas. Todos as taxas e custos da operação já foram retidas no início e, portanto, ninguém é seu credor.

5 – Utilizar o dinheiro da forma que quiser

Diferentemente das linhas de financiamento, que muitas vezes estipulam como e onde o dinheiro deve ser empregado, com a antecipação de recebíveis você é livre para usar o dinheiro da forma que bem entender. Nada de justificativas ou autorizações, já que são os seus próprios recursos que foram antecipados.

6 – Reduzir o risco de inadimplência

Ao antecipar uma nota fiscal, por exemplo, é a factoring quem passa a deter este título de crédito. Ou seja, a responsabilidade pela cobrança junto aos credores agora é por conta dela. Você, portanto, não precisa mais se preocupar com o risco da inadimplência.

7 – Melhorar sua capacidade de negociação

Com a antecipação de recebíveis seu negócio ganha mais “jogo de cintura” para negociar prazos e condições de pagamento junto aos clientes. Agora, você pode oferecer um prazo estendido de pagamento a seu cliente e, no entanto, usufruir daquele recurso quase que imediatamente.

Conheça a Exten

A Exten é uma empresa que oferece excelentes taxas e condições para a antecipação de recebíveis. Além do mais, sua operação é ágil e realizada totalmente de forma on-line, sem burocracias ou dificuldades.

Basta você fazer um cadastro on-line, rapidinho e totalmente gratuito, transferir as notas que quer antecipar e, em minutos, já recebe uma proposta. Concordando com a proposta da Exten, basta enviar seus documentos e dados e, dependendo da operação, o dinheiro já cai no mesmo dia em sua conta bancária.

Para ficar por dentro de tudo e saber como antecipar com a Exten, sugerimos este vídeo explicativo.