conheça apps e sistemas online para gerenciar seu negócio

Controlar o fluxo de caixa de forma adequada é essencial para a saúde financeira e o sucesso de qualquer empresa. Se antes da era digital esse controle era feito manualmente, por meio de livros e cadernos contábeis, hoje são os apps e sistemas on-line que fazem “o papel do papel”. É muito mais rapidez, facilidade e eficiência na gestão das contas do seu negócio.

Atualmente, existem diversas opções de aplicativos de controle de fluxo de caixa disponíveis no mercado. Alguns destes apps e sistemas on-line são gratuitos, e outros são pagos. Para te ajudar na escolha do melhor programa para o seu negócio, separamos uma lista com 6 apps e sistemas de controle de fluxo de caixa bastante eficientes, e fizemos um resumo de suas principais funcionalidades. Vamos lá?

1 – VHSYS

É um sistema on-line repleto de funcionalidades, pensado para uma gestão integral do negócio. Ele possui abas separadas para o controle financeiro, controle das vendas e do estoque. Além do mais, ele permite a emissão de Notas Fiscais e outros documentos fiscais de rápida, ágil e segura. Ele também oferece a possibilidade de integração com outros aplicativos, que podem ser baixados e instalados dentro do VHSYS, oferecendo aos usuários funcionalidades adicionais. Ao instalar os aplicativos de empresas parceiras, novas opções são habilitadas dentro do VHSYS, como por exemplo a emissão de boletos e antecipação de recebíveis. Assim, o sistema pode ser “montado” de acordo com a realidade de cada empresa.
É possível analisar detalhadamente todas as despesas, contas a pagar e receber e suas respectivas datas de vencimento. O sistema também permite a emissão de extratos de fluxo de caixa detalhados e resumidos, com todas as despesas e investimentos, permitindo sua visualização diária e mensal. O VHSYS também gera gráficos e estatísticas detalhadas, que permitem aos usuários uma visão mais rápida e integral do negócio, facilitando a tomada de decisão. É um sistema pago e que oferece diversos plano e preços.

2 – Gestão Click

É também um sistema pago e que oferece diversos planos de aquisição. Assim como o VHSYS, ele é cheio de funcionalidades e recursos, permitindo a seus usuários o controle financeiro, o controle de estoque, orçamento e vendas, emissão de notas fiscais, emissão de boletos e outros.
O controle do fluxo de caixa é feito dentro do módulo financeiro do sistema, e permite gerenciar as contas a pagar e receber, emissão de DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício e organizar o caixa por plano de contas.
Para entender como o Gestão Click funciona, sugerimos este vídeo.

3 – Finance V20 Professional

De início, podemos dizer que este software de gestão possui a seu favor o fato de estar há mais de 20 anos no mercado. Desenvolvido pela empresa Paiva Piovesan, ele é um dos sistemas mais bem testados à disposição do mercado, e possui versões tanto para desktop quanto para dispositivos móveis.
Dentre as funcionalidades oferecidas pelo Finance V20 Professional estão a gerência de contas a receber e pagar, das contas em cobrança, de cartões de crédito e das contas de investimento. Ele também possui integração bancária para contas correntes de diversos bancos, o que permite um provisionamento de pagamentos e um controle sempre realístico das contas.
O software também permite uma análise de plano de contas e do fluxo de caixa diário, semanal ou mensal. Assim, é possível verificar em quais áreas estão concentradas as despesas e receitas e evita-se o atraso nos pagamentos, reduzindo gastos com multas e juros. O sistema também possibilita a geração de boletos bancários registrados.
Para empresa que operam com contas correntes em diversas moedas, o Finance V20 permite sua conversão para a moeda de um único país, tornando mais fácil o controle e visualização das finanças da empresa em sua totalidade.
Para mais detalhes sobre ele, clique aqui.

4 – Guia Bolso

É um aplicativo gratuito e que pode ser utilizado tanto para controlar as finanças pessoais quanto empresariais. O Guia Bolso não possui tantos recursos quanto os sistemas apresentados anteriormente, mas é bastante funcional e eficiente para os pequenos negócios.
Tem como um de seus grandes atrativos a possibilidade de sincronização do app com as contas bancárias de seus usuários, facilitando não apenas as transações, mas também o seu registro e controle.
O app gera resumos financeiros, extratos e gráficos simples, e permite a realização de estimativas financeiras a médio e longo prazo.  Como ele pode ser sincronizado às contas correntes dos bancos, ele também permite a consulta de saldos em tempo real e permite visualizar de forma detalhada todas as transações realizadas.
O Guia Bolso também possui layout que separa os gastos por categoria e permite verificar histórico de cada uma destas categorias, mês a mês.
Para entender a dinâmica deste app, sugerimos este vídeo demonstrativo elaborado pela empresa.

5 – Hábil empresarial

Este sistema de gestão possui versões gratuitas e pagas. Em sua versão gratuita, desenvolvida para facilitar o dia a dia das pequenas e médias empresas, ele permite o cadastro de todas as contas a receber e a pagar, monitorar lançamentos, entender os centros de custos e fazer o fechamento do caixa. A versão gratuita não oferece a opção de controle do estoque e emissão de notas fiscais, mas oferece a possibilidade de se fazer o controle bancário e o controle de cartões e convênios.
O sistema também permite cadastrar clientes, consultar sua situação junto ao SPC, controle de vales dos funcionários, tarefas, consulta de cheques suspeitos
O fluxo de caixa pode ser visualizado nos períodos diário, semanal, quinzenal e mensal, tanto na forma fluxo previsto quanto na forma fluxo realizado. Estas funcionalidades, no entanto, estão disponíveis apenas nas versões pagas.

6 – E-caixa (e-calculos)

É um sistema on-line gratuito para o controle das contas a pagar e receber com interface amigável e intuitiva. Com ele é possível a geração de extratos gerais, de receitas e despesas e registrar a transferência entre contas. Todos os relatórios possuem filtros que permitem a visualização por conta, por período, por fornecedor, por cliente, por situação etc.
Uma grande vantagem do sistema é que ele permite a gestão das despesas e contas de várias empresas diferentes, simultaneamente. No site da e-calculos, desenvolvedora do sistema, há outros módulos que podem ser acessados parcialmente de forma gratuita, desenvolvidos para questões trabalhistas, cálculos monetários, rescisão contratual e controle de horas extras. Para conhecer melhor esta opção, aqui está o link para o site da desenvolvedora.

O app ideal para a sua empresa

Como vimos, realizar o controle do fluxo de caixa de sua empresa nunca foi tão fácil e rápido. As interfaces gráficas dos apps e sistemas permitem não só a visualização em tempo real de tudo o que entra e sai do caixa, mas também geram relatórios precisos que permitem monitorar o comportamento das receitas e despesas ao longo do tempo. Assim é possível traçar comparativos e elaborar previsões com mais eficácia e eficiência, possibilitando a tomada de decisões mais acertadas.

Portanto, escolher um sistema que “case” com a realidade de sua empresa traz ganhos em agilidade, segurança e previsibilidade, gerando não apenas melhorias no fluxo do caixa, mas também para os mais diversos aspectos de seu negócio, inclusive na lucratividade!